Terei tudo porque quero tudo já dizia Bonaparte, mas em vida James Dean teve muito pouco ou quase nada, foi a sua morte que lhe deu absolutamente tudo, um nome, uma fama que iria se perpetuar por décadas depois.
A oito milhas de Salinas, no cruzamento de Grapevine, em 30 de setembro de 1955, James Dean a 170 por horas num Porsche Spyder cinza-prata se choca com o Plymouth de um vendedor, o astro morre sem ficar desfigurado.
Era regra quando um ator morria em Hollywood seus filmes perdiam o valor, as bilheterias despencavam, para James Byron Dean, foi o inverso.Juventude Transviada fez carreira magistral em 22 paísses, Assim caminha a humanidade ficou em cartaz durante três semanas.
Eu li a biografia de James Dean de Yves Salgues, muito bom por sinal, o jornalista e escritor nos mostra o menino que nasceu no dia 8 de fevereiro de 1931, aos cinco estudou violino, gostava de escrever, mas quando sua mãe morre aos oito anos vai praticamente morar com seus tios, se tornando um adolescente que gostava de ficar só, mas segundo seus professores tinha uma inteligência perigosamente precoce. Não vou contar o resto pois perderia a graça, mas é uma boa opção de leitura.
Dean foi precursor do estilo rostinho bonito, com uma melancolia nos olhos e uma atitude rebelde, e até hoje inspira atores, cantores, querendo buscar nele alguma semelhança pra se sobressair na indústria do cinema, da música, televisão, seus discípulos tem aos montes, Brad Pitt, Jason Priestley, James Franco, Collin Farrell, Robert Pattinson, Christian Slater, Robert Downey Jr, Ryan Gosling, John Bongiovi, Jhonny Deep e no Brasil temos Dado Dolabella, Paulinho Vilhena, Felipe Camargo, Paulo Ricardo e por aí vai, a lista é grande...
Mas não é só no cinema e no mundo da música que podemos ver os discipulos de Dean, se você vê um rapaz na rua de calça jeans surrada e uma camiseta branca e um casaco de couro, lembre-se foi Dean que fez dessas peças se tornarem ícones da moda, até aconteceu uma exposição esse ano em Berlim no museu The Kennedys mostrando os looks da sua trajetória.
Bem, acho super legal essa combinação de camiseta branca e calça jeans surrada, só acrescentaria mais uma coisa, os óculos Ray Ban modelo 3025(estilo aviador) como o de Tom Cruise em Top Gun, fica perfeito!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário