Páginas

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Mentes perigosas- O psicopata mora ao lado.

Ontem, uma amiga me emprestou um livro, eu achei que iria ler umas dez páginas e caminha, só que acabei lendo o livro todo, hoje ele está nas mãos do meu querido pai, que ficou super curioso, já que falei muito sobre o livro no café da manhã.
Sempre imaginei que psicopata era uma pessoa violenta, um assassino com cara de assassino, só que lendo esse livro da médica psiquiatra Ana Beatriz B. Silva, ela nos alerta que eles vivem entre nós, frequentam as mesmas festas, academias, transitam pelas ruas, dividem o mesmo teto, dormem na mesma cama...Segundo a autora, os psicopatas são 4% da população: 3% são homens e 1% mulher. Ou seja, a cada 25 pessoas uma é psicopata. E seus atos criminosos não provém de mentes adoecidas, mas sim de um raciocínio frio e calculista combinado com uma total incapacidade de desenvolver laços afetivos, eles não são loucos, não sofrem de alucinações ou apresentam sofrimento mental. Vivem em segredo, camuflados em todos os setores sociais. São homens, mulheres, estudam, trabalham, se casam, tem filhos, mas não são como todos. Apenas em casos extremos, os psicopatas matam a sangue-frio, com requintes de crueldade, sem medo e sem arrependimento. Tem uma parte do texto dela que diz assim..."Quanto tiver que decidir em quem confiar, tenha em mente que a combinação consistente de ações maldosas com freqüentes jogos cênicos por sua piedade praticamente equivale a uma placa de aviso luminosa plantada na testa de uma pessoa sem consciência. Pessoas cujos comportamentos reúnam essas duas características não são necessariamente assassinas em série ou nem mesmo violentas. No entanto, não são indivíduos com quem você deva ter amizade, relacionamentos afetivos, dividir segredos, confiar seus bens, seus negócios, seus filhos e nem sequer oferecer abrigo..."
Normalmente os psicopatas são charmosos, super articulados, mentem muito, manipuladores...Ela usa até  a ilustração dos vampiros, super sedutores, charmosos, só que não se pode esquecer que eles são predadores, e no caso dos psicopatas não necessariamente que eles vão querer seu sangue, na verdade eles estão mais interessados em destruir sua autoestima, seu equilíbrio, sua autoconfiança, sua reputação.
No final do livro ela até fala dos psicopatas perigosos demais, cita casos como o do maníaco do parque, do Guilherme de Pádua que matou a atriz Daniela Peres, do Champinha que aos dezesseis anos matou um casal de namorados,  ela finaliza falando da importância para o sistema carcerário brasileiro de se identificar os psicopatas. Se existisse um procedimento de diagnóstico para a psicopatia quando há solicitação de benefícios, redução de penas e progressão de regime, os psicopatas ficariam presos por muito mais tempo, e haveria diminuição na taxa de reincidência de crimes violentos, uma vez que a taxa de reincidência criminal dos psicopatas é duas vezes maior que a dos demais criminosos. Os psicopatas na minha humilde opinião deveriam ficar presos para sempre, já que segundo ela,  não há cura para a psicopatia, só que isso vai contra a Constituição que determina que ninguém pode ficar preso por longos períodos, nem mesmo os psicopatas, já que a pena não é uma questão só de punir mas ressocializar o indivíduo, mas vamos combinar que isso é um absurdo, as penas deveriam ser mais severas sim, ainda mas agora sabendo que não existe cura, eu já fico indignada com esses menores infratores que se aproveitam dessa brecha na lei e cometem crimes, imagine infratores e psicopatas.
Ao escrever aqui no blog, resolvi fazer uma breve pesquisa além do livro, e descobri que o ECA(Estatuto da criança e do adolescente) estuda a possibilidade de aumentar o tempo de internação do menor de três anos  para dez anos ainda mas com casos como de psicopatias, apoio totalmente essa mudança.
Não vamos ficar paranoicos, achando que todo mundo é psicopata por demonstrar alguma dessas características, mas é legal ficar atento, entender como funciona a mente deles, então é uma super dica que eu dou pra vocês, leiam, é muito bom!
Bjokas para todos!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário