Páginas

sábado, 20 de agosto de 2011

E se?

Segunda-feira que passou, fui visitar minha tia-avó Natalina no Carmo, ela vai fazer 92 anos em dezembro, eu a encontrei na sala, sentada em sua cadeira de balanço olhando pro nada, apenas se balançando, fiquei pensando: Em que epóca ela estaria perdida? Quais as lembranças que ainda ela se alimenta? Precisei chegar bem perto pra ela se dar conta de que havia alguém mais na sala, eu a beijei no rosto, mesmo a chamando de tia, ela me perguntou quem eu era, só depois de dizer que era filha do seu sobrinho Paulo, minha tia abriu um sorriso  e aqueles olhos azuis da cor do céu me recuperaram em suas lembranças e me deu um  forte abraço.
Será que minha tia pensa nos e ses que a vida tem? Será que ela se corrói por alguma escolha que fez? Será que pensa que é ali que ela gostaria de estar no fim de sua velhice?
Bem, ainda estou longe, muito longe dos noventa, mas as vezes me pego pensando nisso...
A vida é feito de escolhas a todo o tempo, parece que estamos sempre diante de bifurcações, fazemos escolhas logo que colocamos os pés fora da cama e muita das vezes são escolhas nada fáceis de se fazer, principalmente escolhas definitivas quando ainda nem sabemos quem de fato ainda somos, não sei vocês, mas tem horas que gostaria de que houvesse um buraco no tempo que desse em outra dimensão, onde me desse a nítida idéia de como seria se eu tivesse feito outra escolha.
Mas não dá pra fazer isso, a vida não tem ensaios, é como fazer uma peça de teatro sem nunca ter lido o texto, tudo fica no improviso.
Infelizmente não dá pra saber de tudo, tem coisas que nem dá pra imaginar de como seria, não existe a tal porta no tempo que nos leve pra ver o passado, nem mesmo o futuro, ou nosso outro eu numa vida paralela em outra dimensão, somos apenas o presente, tentando fazer boas escolhas pra ver no que a vida vai nos reservar...
Espero que quando eu ficar olhando pro nada, perdida em meus pensamentos, não exista nada que eu não goste de lembrar, não quero que os "Ses"  me façam  de refém do passado, por que como aquele trecho da carta do filme Cartas para Julieta..."O "E" e "Se" são duas palavras tão inofensivas quanto qualquer palavra, mas coloque-as juntas lado a lado, e elas tem o poder de assombrá-la pelo resto da sua vida. "E se"...E se? E se?"
E se eu tivesse dito aquilo? E se eu tivesse me casado com ele? E se eu não tivesse feito tal coisa? E se?...
Não pense nessas palavrinhas, elas com certeza nos farão perder uma boa parte do nosso presente!
A vida nos reservará outras bifurcações, outras escolhas, desejo apenas que tenha eu sabedoria pra fazer as escolhas certas, e que elas  me levem pra dias de paz, dias em que seremos melhores em tudo...
Bjocas pra todos!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário